O Lobo e o Carneiro no Sonho da Menina – Resenha
Quando eu era bem pequeno, morria de medo da ponte de metal do atracadouro do Ferry Boat. Era um sonho recorrente que eu tinha. Aconteciam várias coisas e, invariavelmente, eu me via sentado e sozinho, numa noite escura e estrelada da Ilha de Itaparica, no alto daquela ponte, com a embarcação navegando para longe com toda a minha família. Não me lembro bem como este sonho se foi, mas a sensação que eu tinha está bem fresca na minha memória de adulto, embora eu não ache aquela situação exatamente um problema. Hoje em dia, estando sozinho na beira do mar, numa noite escura e estrelada, aproveitaria para inspirar profundamente e agradecer pelo mistério da vida.
Talvez seja isso que aconteça hoje com a protagonista do livro O Lobo e o Carneiro no Sonho da Menina, escrito e ilustrado por Marina Colasanti. Em certo momento da vida, a Menina, pequena e delicada, encontra em seu sonho um lobo que a apavora. Ela encontra também um carneiro… no meio do caminho, termina se encontrando também. É uma história sobre descobrimento e empoderamento, sobre a nossa relação com nossos medos e sobre transformação.
A história acontece em episódios, exatamente como percebemos os nossos sonhos. Cronologicamente representam um fragmento bem pequeno da vida dos personagens. Em poucos minutos a narrativa se desenrola e nos leva adiante, até o próximo sonho. E, assim como nos sonhos, é a colagem desses episódios que nos faz compreender a história como um todo.]
As ilustrações nos ajudam na imersão do mundo dos sonhos da menina. Há um toque sutil de drama, mas é essencialmente um cenário onírico representado. O espaço não é muito detalhado, como se uma névoa se sobrepusesse aos elementos menos importantes, dando destaque àquilo que é ponto central da narrativa.
É um conto super fácil de entender. A leitura aqui em casa, com Gabriel, foi bem natural. Ele, no auge dos seus 7 anos, disse não ter medo de lobo nenhum e achou graça de como o carneiro foi apresentado. Entendeu bem o que a menina precisou fazer no fim da história. Mas, mesmo assim, morre de medo do escuro e dos lobos que ali habitam. Chegará o momento dele encontrar seus carneiros, enfrentar seus lobos e dominar seu próprio sonho, inspirado pela menina. Assim espero.
Toda segunda-feira vou publicar uma resenha de um livro infantil, ou de livros que marcaram minha infância de alguma forma. Quer sugerir algum livro para aparecer aqui? Mande um comentário ou responda às enquetes lá no Instagram @livrotecastorytime