Eu Não Sou Não, de Fábio Monteiro e Ionit Zilberman – Gato Leitor

Eu Não Sou Não, de Fábio Monteiro e Ionit Zilberman – Gato Leitor

A primeira vez que li Eu Não Sou Não fiquei com um sorriso meio bobo na boca. Difícil de explicar o sentimento, mas era uma mistura de curiosidade com falta de entendimento. Estranhamento é a palavra certa. Um livro que começa pelo fim, mas esse não é nem o começo.

Na obra editada pela Gato Leitor, figurinha carimbada aqui no blog com resenhas de O Passeio e Uniforme, por exemplo, o autor Fábio Monteiro e o ilustrador Ionit Zilberman nos provocam para que a gente parta em busca da descoberta de si.

Ser ou não ser, eis a questão? Extremamente shakesperiano o texto que ajuda a gente identificar quais pepéis esperam que a gente projete no palco da vida. Rei ou pirata? Será que sou um troféu? Será que sou o mocinho ou o vilão? Se eu sei quem eu não sou, consigo descobrir quem sou, afinal? Muitas perguntas para fazer e tentar responder junto, crianças ou adultos.

O melhor, no entanto, é que aliada à profundidade da temática, o livro é divertidíssimo, quase um jogo. As crianças vão descobrindo novas formas de ler a cada vez que abrem Eu Não Sou Não. Inclusive, a primeira brincadeira é justamente tentar descobrir qual é o título do livro, já que a ordem está um pouco subvertida na capa. Delicia. Depois dá pra ler de tudo quanto é jeito… começar do meio, ir de trás pra frente, pular de par em par. É pra brincar de ler mesmo.

Fábio Monteiro é autor de outras obras maravilhosas como Cartas a Povos Distantes, da Ediotra Paulinas e do Mamãe não quer brincar, parceria com o incrível Alexandre Rampazo, pela Ciranda Cultural, por exemplo.

Achou legal o Eu Não Sou Não? Fala com a gente pelo Zap para pedir o seu 😉 Entregamos em todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.