Uniforme, de Tino Freitas e Renato Moriconi – Editora Gato Leitor

Uniforme, de Tino Freitas e Renato Moriconi – Editora Gato Leitor

Você pode até demorar um pouco para conhecer o Clóvis, protagonista do livro Uniforme, escrito por Tino Freitas e ilustrado pelo Renato Moriconi, editado pela Gato Leitor, mas não perde por esperar. “Clovis nasceu livre e pelado, como todo camaleão. E, como todo camaleão, aprendeu a se camuflar para sobreviver”. Pronto. Já deu para entender onde vamos chegar?

Particularmente me identifiquei muito com Clóvis em sua jornada de se esconder na multidão e o texto do Tino permite que a gente se sinta acolhido. Afinal, não é errado tentar se adaptar, não é mesmo? Às vezes seguimos para a direita, às vezes para a esquerda, muitas vezes escondemos nossas fraquezas e não existe uma pessoa neste mundo, seja grande ou pequena, que não tenha feito isso uma pá de vezes, né?

E as ilustrações do Moriconi são uma delícia. O preto e o branco predominam, mas parece que as cores brotam na nossa imaginação. Para dar a ideia de uniformidade, cada página tem um padrão bem harmônico e só prestando bem atenção a gente consegue identificar o Clóvis por ali, escondidinho, no fluxo.

E é aí que entra um ponto bem legal de Uniforme. Por mais que tente passar incógnito a cada situação, a personalidade de Clóvis emerge e parece lutar para aparecer. Ele veste o uniforme, sim, mas não deixa de ser ele mesmo por trás daquelas máscaras.

E depois de dançar conforme a música tantas vezes, Clóvis terá a oportunidade de ser livre por um momento e seguir seu coração. Tem ideia do que pode acontecer? É mágico =D

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.