Como transformar o momento da leitura com crianças

Como transformar o momento da leitura com crianças

Pai e filho lendo na Livroteca Story Time
Pai e filho lendo na Livroteca Story Time
Pai e filho compartilhando um momento especial de leitura na Livroteca Story Time

Como eu faço para que minha criança goste de ler? Essa é a dúvida que aflige muitos pais, mães, cuidadores e professores. Aprenda como transformar o momento da leitura com crianças, equipando-se de dicas e técnicas importantes.

Alguém pode perguntar para uma criança: “Quantos anos você tem?” “Oito!”, ela responde. “E quantos anos tem seu pai?” “Oito também, oras! Ele virou pai quando eu surgi na vida dele!”.

É verdade, não é mesmo? Quando uma criança aparece em nossas vidas, nós nos transformamos por completo. Lemos muitos livros, artigos, pedimos conselhos, depois odiamos conselhos, viramos mais médicos que muitos médicos por aí… Pelo menos, é assim que devia ser, né? Infelizmente algumas famílias não enxergam crianças com a mesma responsabilidade e afeição que outras.

Em uma família que se ama e quer o bem um dos outros, é muito comum haver uma preocupação. Como eu faço para que minha criança goste de ler? Eu, como mãe, livreira e professora, vejo que é comum muitas escolas empurrarem a responsabilidade para as famílias, enquanto que as famílias empurram a responsabilidade para a escola. No entanto, há algo imutável: todos sabem da importância da leitura no desenvolvimento de uma criança.

Quer aprender como introduzir sua criança no mundo da leitura? Faça sua inscrição na oficina LENDO COM CRIANÇAS: DICAS PARA CRIAR VÍNCULOS

Aí voltamos à nossa questão. A verdade é que as famílias, mesmo entendendo a necessidade, não sabem muito como fazer. Nossa realidade quando éramos crianças é muito diferente de agora considerando o mundo literário. Tirávamos algum prazer apenas nas leituras de gibi, tentando seguir a história pelos desenhos antes mesmo de aprendermos a ler. Na adolescência, a literatura clássica era empurrada goela abaixo nas provas e trabalhos da escola. Os poucos felizardos que aprenderam a ser leitores só foram descobrir esse mundo na sua vida adulta.

Adulto lendo
Leitores só na vida adulta?

Se a maioria de nós não teve a família por trás do seu mergulho literário, como esperar que saibamos fazer isso naturalmente com nossas crianças? É preciso aprender. Isso deve entrar na nossa lista, assim como tivemos de aprender a trocar fraldas, estimular a andar e até mesmo ensinar a fazer amigos e compartilhar brinquedos.

Professores também se sentem perdidos, viu? A faculdade de pedagogia (e também as licenciaturas específicas) não ensina como ler um livro para criança ou como escolher o livro certo. Use um livro como contextualização de um projeto! Ok, mas como? Qual? Como transformar a leitura em um projeto próprio? Professores se veem sozinhos nesta missão, assim como as famílias.

Eu tive mais sorte que muitos. Meus pai é professor de física; minha mãe é professora de literatura. Vivi rodeada de livros, mas a maioria eu nem podia pensar em tocar! Ganhei alguns livros de presente que mudaram a minha vida na minha época juvenil. Aprendi a falar inglês desde muito cedo e fui professora já na era da internet, então tinha tudo o que precisava para buscar ferramentas incríveis durante meus 15 anos dentro da sala de aula já que há muitos países que têm o mercado literário infantojuvenil bem mais consolidado e, diferente de nós, compartilham experiências na internet. Aprendi a usar o livro como base de tudo. Aprendi a ler histórias para crianças, sejam elas meus alunos e alunas ou meu filho e minha filha.

A Livroteca Story Time surgiu desse amor aos livros, claro. Nossa missão é auxiliar famílias e escolas na formação de grandes leitores que transformem o mundo e tudo a seu redor. Por isso, desenvolvemos a oficina Lendo com crianças: dicas para criar vínculos. Nosso objetivo é ensinar como transformar o momento da leitura com crianças em algo prazeroso e que crie muitos frutos no futuro.

Faça sua inscrição na oficina Lendo com crianças: dicas para criar vínculos

Nesta oficina, você aprenderá a potencializar o momento de leitura em casa ou na escola, descobrindo como escolher e manipular os livros e também como contar a história. Crie vínculos que transformarão a criança de forma integral! Serão dois encontros de 2h cada, totalizando 4h de oficina ONLINE com certificado. Dê de presente para si e para outras pessoas que entendem o quanto que a leitura é essencial. Descubra mais aqui!

Um dia entenderemos que, ao nascer uma criança, não nascem apenas novos pais e mães e avós e tios, mas também nascem leitores em desenvolvimento, além de uma família e professores que lerão com ela.

Siga nossas dicas também pelo instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.