O Passeio, de Pablo Lugones e Alexandre Rampazo – Resenha

O Passeio, de Pablo Lugones e Alexandre Rampazo – Resenha

2 de março de 2020 Leitor autônomo 0

Quando abri as primeiras páginas de O Passeio, já sabia que o final daquela história seria impactante. Tenho preferências pelas narrativas que falam da relação entre pais e filhos, e, como sou de chorar, já preparei o pacote de lenços de papel.

O livro, escrito por Pablo Lugones, ilustrado por Alexandre Rampazo e publicado pela Gato Leitor, é uma delícia de ler e mostra a relação de um pai com sua filha ao longo do tempo, um passeio por várias fases da vida. Algumas vezes um toma a dianteira, noutras, estão lado a lado, a avassaladora e inexorável passagem do tempo vai nos dando algumas lições.

Sou suspeito para falar das ilustrações de Rampazo, a quem admiro bastante, e aqui ele explora bem os cenários muito simples, e o foco nos personagens é total. Algumas sutilezas marcam as páginas e ajudam na condução da história.

Certo dia, numa conversa na família, começamos um debate sobre como este livro tinha sido feito. O texto e a imagem são muito complementares e é difícil imaginar que tenham sido feitos de maneira independente. A nossa aposta era que escritor e ilustrador tivessem criado tudo juntos.

Essa questão revela também uma das grandes qualidades da obra. É um conjunto muito harmônico de texto, imagens e projeto gráfico. Tudo funciona muito bem e nos transporta para uma viagem cheia de entusiasmo e nostalgia.

O Passeio é um livro para falar sobre relacionamento, sobre crescimento e perda. Mas, sobretudo, é para falar de jornada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *