Lendo para bebês de 0 a 3 anos
Existem hoje inúmeras pesquisas que focam no poder da leitura para crianças de 0 a 3 anos. Isso começa com um entendimento do próprio cérebro nesta idade e sua capacidade incrível de absorver informações. São os anos em que o ser humano mais aprende! É aqui que o hábito de leitura deve ser introduzido, desde o bebê bem pequenininho, para que a criança possa se desenvolver de forma plena.
O que devemos ter em mente ao lermos para uma criança para que ela tenha motivação e eficiência neste campo tão especial do desenvolvimento?
Por conta de pesquisas e de novos conhecimentos, o universo editorial está cada vez mais focando nessa faixa etária. E, com isso, as pesquisas específicas sobre leitura de 0 a 3 anos estão aflorando e dando o aporte necessário para que pais e profissionais da literatura possam dar os instrumentos necessários ao crescimento dos pequenos.
Os livros para bebês são inteligentes e dinâmicos, e seus benefícios são inúmeros. A questão é: como ler para potencializar esses benefícios? O que devemos ter em mente ao lermos para uma criança de modo que ela tenha motivação e eficiência neste campo tão especial do desenvolvimento?
Autonomia: é natural que, como adultos, a gente queira ler de forma linear, achando que é isso que vai ajudar a criança. Na verdade, não é bem assim. Nesta idade em especial, a interação saudável com os livros é super importante para se criar o prazer na leitura. Deixe seu filho manusear as páginas e escolher os livros. Pode ser que no meio de um ele já queira pegar outro. Não tem problema, viu? Pode começar a ler o outro organicamente.
Estrutura: aqui o segredo é que o adulto interaja com o livro, fazendo perguntas em nível apropriado para a criança. Ela entenderá que o livro tem estrutura própria motivada por questionamentos e tem uma realidade para além do que está nas páginas, independente de escrita ou imagens. No futuro, isso dará as bases para a competência linguística – muito além do idioma em si – e de senso crítico.
Afeto: a leitura para os bebês é um momento de contato afetivo com os pais. Quantos adultos dizem que herdaram o amor pelos livros de seu pai ou de sua mãe? O prazer do livro aparece pelo prazer de estar com os pais em um momento verdadeiramente afetivo e de atenção. Até mais do que brincar juntos com brinquedos, a leitura pode proporcionar algo mágico como ambiente para uma interação absoluta entre pais e filhos, focada na fala e na escuta. Doe-se inteiramente a esse momento. Faça vozes diferentes, coloque a criança no colo, abrace-a. O resultado é um relacionamento íntimo com o próprio ato da leitura.
Com esses pontos em mente, leia sempre que possível com seu filho. Reserve aqueles 10 minutinhos por dia para cercá-lo de livros. Mesmo que seu filho tenha apenas 2 meses de idade, é comprovado academicamente (e eu tenho a comprovação empírica na minha casa) que a criança se desenvolverá com maior capacidade de concentração e de respeito ao momento literário, bases para grandes leitores no futuro. Acostume seu filho com essa experiência maravilhosa que é a leitura.
Fonte: Picture Book Reading With Young Children: A Conceptual Framework