A parte que falta encontra o Grande O – resenha

A parte que falta encontra o Grande O – resenha

Na manhã desta terça-feira eu estava determinado a voltar a resenhar os livros para o blog. Voltei do treino de corrida me deparei, no meu escritório, com uma cena linda de ver. Gabriel, meu filho mais velho, estava sentado em minha cadeira com o livro A parte que falta encontra o Grande O, escrito e ilustrado por Shel Silverstein e editado pela Companhia das Letrinhas, no colo.

Ele disse que acordou e foi me procurar no escritório. Como não me encontrou, resolveu passar o tempo “lendo uma historinha”, nas palavras dele.

É uma baita história, diga-se de passagem, sobre a Parte que Falta, um pequeno pedaço de alguma coisa, que está em busca da parte que possa completar e assim sair rolando por aí. Nessa jornada existem muitos encontros, muitas reflexões e mensagens chave para descobrirmos como nos relacionamos uns com os outros. E embora o ponto de virada não seja exatamente uma surpresa, é bem bonito de ver.

Nós já havíamos lido o livro antes, mas naquele momento fiquei emocionado vendo meu filhote tão independente, fazendo suas próprias escolhas, criando suas próprias asas. Impossível não fazer o paralelo com o enredo.

Muitas vezes nos surpreendemos ao ver que nossos projetinhos vão ganhando vida própria, vão rolando sozinhos para lá e para cá. Por muito tempo eles são a parte que falta e vão se encaixando na nossa vida. Parece que jamais rolarão sozinhos, nossos pequenos.

Mas a pergunta crucial, não só para a Parque que Falta, mas para nós mesmos, está ali no finalzinho do livro:

“Já tentou alguma vez?, perguntou o Grande O.

Mais do que uma história sobre relacionamentos e compreensão do seu próprio papel no mundo, o livro aborda essa problemática aparentemente simples, mas que é tão cara para nós todos hoje em dia: como nossas crenças podem nos deixar cegos.

Não é um livro pra ler com pressa. É pra desfrutar cada pedacinho e pensar direitinho em cada cena, em cada página. Um livro para ter na estante, com certeza.

Toda segunda-feira vou publicar uma resenha de um livro infantil, ou de livros que marcaram minha infância de alguma forma. Quer sugerir algum livro para aparecer aqui? Mande um comentário ou responda às enquetes lá no Instagram @livrotecastorytime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *