Crescer com livros

Crescer com livros

Leitura engrandece a alma Voltaire frase do dia

Crescer com livros é uma dádiva, não há quem discorde. O futuro será melhor se for construído com base na leitura. Por isso insistimos tanto na nossa missão de livreiros e escritores. Escolhemos esta frase de Voltaire como citação do dia porque achamos que ela resumiu perfeitamente tudo o que a leitura representa.

Voltaire era um grande leitor e escritor. Na verdade, um grande escritor é, por definição, um grande leitor e também um grande pensador. Essa tríade grandiosa fala diretamente com a alma, nasce dela, eleva-se com ela. Agora imagina só no potencial quando consideramos as crianças leitoras!

Pensando nisso, gostaríamos de compartilhar uma outra frase de Voltaire que ressoa na gente:

“A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.”

Voltaire

O livro infantil e juvenil, em particular, facilita que uma criança se enxergue porque vê outro em uma situação específica. Uma personagem, biográfica ou não, existe na vida real porque toma decisões e, portanto, gera reações reais em quem está lendo.

Essas reações das crianças não deixam de ser elas mesmas tomando decisões sobre quem são de verdade. Além de decidirem sobre o que tolerar nos outros e sobre o que melhorar em si mesmos. A leitura gera autoconhecimento e conhecimento de mundo.

A leitura não é algo estático, por isso fala tão alto com a alma e a engrandece.

Em nosso livro de atividades Viagem para Além da História, questionamos as crianças sobre qual personagem seria sua amiga, qual conselho daria para ela. Uma criança abraçada pela leitura terá um arcabouço maior de possibilidades de resposta porque conhece muitas pessoas, muitos animais, muitos robôs, muitos lugares, muitas culturas, que reagiriam cada um de um jeito. O horizonte de escolhas mais do que aumenta, engrandece. Porque aumentar parece algo puramente matemático, pertencente a volume. Engrandecer traz a noção da qualidade dentro do crescimento.

Que mais crianças tenham essa oportunidade de crescer com bons livros. Vamos juntos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.