Milhões de Gatos – Wanda Gág – Resenha

Milhões de Gatos – Wanda Gág – Resenha

13 de janeiro de 2020 Sem categoria 0

“Gatos aqui, gatos acolá, gatos e gatinhos em todo lugar”… depois da primeira leitura no incrível Milhões de Gatos, escrito e ilustrado por Wanda Gág, e editado pela Edições Barbatana, é isso que vai ficar na sua cabeça.

O ritmo delicioso dessa obra, original de 1928, é o que faz ela ser tão especial. As repetições, a narrativa circular e uma motivação simples são elementos que as crianças adoram. Não é por acaso que este é o livro mais antigo que permanece em catálogo nos EUA. Sucesso garantido.

As ilustrações em xilogravura são muito ricas, em preto e branco (no caso desta edição, em preto e amarelo, que é a cor do papel de impressão), explorando muito os detalhes de cada cena. A dinâmica gerada pelo contraste e dos espaços vazios ajuda a compor o clima e tensão da história.

A estética criada por Gág na obra demonstra uma grande sesibilidade ao design, principalmente na exploração das cenas em páginas duplas – uma inovação para a época em que o livro foi produzido.

A trama conta a história de um casal (o homem muito velho e a mulher muito velha), que decidem ter um gato. O homem muito velho sai por aí para procurar o gatinho mais lindo do mundo… e vai encontrando os bichanos pelo caminho. Sem conseguir escolher qual o mais bonito, acaba levando consigo milhões, bilhões, trilhões de gatos!

E agora? O que eles fazem? Só lendo o livro para descobrir e ter uma surpresa bem agradável!

Milhões de Gatos é um livro para se discutir sobre subjetividade, amor e humildade com as crianças.

Toda segunda-feira vou publicar uma resenha de um livro infantil, ou de livros que marcaram minha infância de alguma forma. Quer sugerir algum livro para aparecer aqui? Mande um comentário ou responda às enquetes lá no Instagram @livrotecastorytime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *